No seu livro "Cacilhas - Ponto de Partidas, Local de Passagem", Diamantino Lourenço escreve uma passagem onde consta uma breve referência ao Escondidinho Cacilhas:
Embora lavrando uma resenha sobre alguns aspectos da história dos comboios e do início da sua circulaçao em Lisboa e Sul do Tejo, a navegação fluvial à vela tão importante ao longo de tantos anos, e as mais imaginativas pontes sobre o estuário do Tejo, a raiz desta nossa narrativa foram as provas desportivas na sua essência as Voltas a Portugal em bicicleta, em automóvel e a cavalo que desde 1925 tiveram o seu início no Largo Costa Pinto sob o testemunho do Farol, Escondidinho e Chafariz. (p. 5)
Com efeito, o outrora Largo Costa Pinto (actual Largo Alfredo Diniz Alex) foi palco de inúmeras iniciativas, principalmente de índole desportiva. É de notar significativas alterações neste mesmo largo, local emblemático onde é possível encontrar o Escondidinho de Cacilhas que, como é possível constatar, já "dava alimento" em 1925:
Apesar de todas as mudanças produzidas, houve algo que não se modificou - Cacilhas continua a ser um óptimo lugar onde se pode comer bem. Recordando mais uma vez as palavras de Diamantino Lourenço, o autor lembra que, de alguma forma, foi algo que sempre se manteve:
Quando em 1954 viemos residir para Almada o então Largo Costa Pinto era pacato, sereno, com muitos Liboetas a encherem o elevado número de tabernas e restaurantes. (p. 20)
Para além das tabernas e restaurantes na envolvente de Cacilhas, também as barbearias se encontravam repletas de clientes. "Patuscos alfacinhas" diziam às esposas que vinham a Cacilhas cortar o cabelo, que era mais barato que no barbeiro lá do bairro, em Lisboa. Era uma "manha", porque para além da passagem do barco e do corte, gastavam o dobro do custo no delicioso vinho das tabernas cacilhenses. (pp. 21-22)
Estas palavras remetem-nos, de uma forma ou de outra, para o Escondidinho de Cacilhas. Sendo ainda uma espécie de "tasca", não perdeu as qualidades que o tornam um estabelecimento único - casa modesta mas que apresenta como pontos fortes a sua qualidade de comida, igual qualidade do vinho e os irresistíveis petiscos.
O nosso conselho: venha experimentar comer numa casa centenária.
FONTE: LOURENÇO, Diamantino. "Cacilhas - Ponto de Partidas, Local de Passagens". Edição da Junta de Freguesia de Cacilhas. 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário